{"__v":7,"_id":"578525f8fd4ee30e0007a5f3","category":{"project":"575aeffae12cf20e002f306c","version":"575aeffae12cf20e002f306f","_id":"5783f8b65cbce30e0074e2b9","__v":0,"sync":{"url":"","isSync":false},"reference":false,"createdAt":"2016-07-11T19:51:18.983Z","from_sync":false,"order":4,"slug":"assinaturas","title":"Assinaturas"},"parentDoc":null,"project":"575aeffae12cf20e002f306c","user":"57601a13af3e090e00108059","version":{"__v":29,"_id":"575aeffae12cf20e002f306f","project":"575aeffae12cf20e002f306c","createdAt":"2016-06-10T16:51:06.080Z","releaseDate":"2016-06-10T16:51:06.080Z","categories":["575aeffae12cf20e002f3070","575af039a083950e004487f7","575af5c7ba4ed70e000ca288","57602fe5b82256240055c657","57602ff6c811102000cef302","576030909b1a9a220067ca40","57604518b82256240055c722","5761a63d207db7170022fc14","5761b9a2b65324200072d79e","576832939f0bf4190014ffdf","576832c09f0bf4190014ffe1","576832cba151c10e004316f0","576832d5bb15f40e00a288ec","576832e107b1f30e0039c645","577680bf3cee3a0e00a000bc","577ff3b1ff48990e000c6806","5783f78c5cbce30e0074e2b7","5783f86292edb92200e6101c","5783f86dbfbba719003f0d8b","5783f8755cbce30e0074e2b8","5783f8b65cbce30e0074e2b9","5783f8bf5cbce30e0074e2ba","5783f8d8ce802f0e0087d574","578529f887c9280e0090394b","57852aeb87c9280e0090394d","57866e72b2f4060e00fa39ca","57ab6d5c39c2fd1900191879","57f39451ab0ee12000bef915","582499a0d90fa027009b259e"],"is_deprecated":false,"is_hidden":false,"is_beta":false,"is_stable":true,"codename":"2016","version_clean":"1.0.0","version":"1"},"updates":[],"next":{"pages":[],"description":""},"createdAt":"2016-07-12T17:16:40.717Z","link_external":false,"link_url":"","githubsync":"","sync_unique":"","hidden":false,"api":{"results":{"codes":[]},"settings":"","auth":"required","params":[],"url":""},"isReference":false,"order":6,"body":"Uma assinatura é criada com status <code>new</code>. Assim que a forma de pagamento é definida, o status é alterado para <code>active</code>, ou seja, a assinatura encontra-se ativa, permanecendo assim durante todo o ciclo de geração de cobranças.\n\nUma assinatura deixa de ser ativa apenas nas seguintes situações:\n\n- O pagador cancelou o serviço, clicando no link de cancelamento presente no e-mail de confirmação de assinatura. Assim, o status é alterado para <code>canceled</code>;\n\n- O vendedor cancelou o serviço, clicando no link de cancelamento presente em sua interface de recebimentos, ou por meio do *webservice* de cancelamento através do endpoint <code>/subscription/cancel</code> ou função <code>cancelSubscription</code> da SDK. Assim, o status é alterado para <code>canceled</code>;\n\n- Todas as cobranças já foram geradas. Assim, o status é alterado para <code>expired</code>, ou seja, a assinatura está expirada e todas as cobranças configuradas para a assinatura já foram emitidas.\n\nPara fazer o acompanhamento da assinatura, é preciso estar atento aos status das transações geradas. Quando não é possível confirmar o pagamento de uma transação, o status passa a ser <code>unpaid</code>, ou seja, não foi possível confirmar o pagamento da cobrança. Nessa situação, o vendedor deve tomar a atitude que achar pertinente, como por exemplo, interromper a oferta do serviço, cobrar esse pagamento de outra forma ou cancelar a assinatura.\n\nAs duas formas de pagamento disponíveis são: <a href=\"https://docs.gerencianet.com.br/transacoes/metodos-de-pagamento/boleto\" target=\"_blank\">boleto</a> e <a href=\"https://docs.gerencianet.com.br/transacoes/metodos-de-pagamento/cartao\" target=\"_blank\">cartão</a>. Na primeira, o boleto é gerado conforme o número de repetições definido pelo plano, podendo também ser enviado para o e-mail do cliente final. Na segunda, a cobrança é debitada automaticamente do cartão do cliente, também de acordo com as repetições do plano.\n\nO assinante ou o vendedor podem cancelar a assinatura a qualquer momento. Quando isso ocorre, os dois são avisados via e-mail, com todos os detalhes do cancelamento.\n\n\n## Tabela de status das assinaturas\n\nA seguir tabela contendo a relação de todos os possíveis status de uma assinatura:\n[block:parameters]\n{\n  \"data\": {\n    \"h-0\": \"Status das Assinaturas\",\n    \"h-1\": \"Descrição\",\n    \"0-0\": \"new *(\\\"nova\\\")*\",\n    \"1-0\": \"active *(\\\"ativa\\\")*\",\n    \"2-0\": \"canceled *(\\\"cancelada\\\")*\",\n    \"3-0\": \"expired *(\\\"expirada\\\")*\",\n    \"0-1\": \"Assinatura criada, porém nenhuma cobrança foi paga.\",\n    \"1-1\": \"Assinatura ativa. Todas as cobranças estão sendo geradas.\",\n    \"2-1\": \"Assinatura foi cancelada pelo vendedor ou pelo pagador.\",\n    \"3-1\": \"Assinatura expirada. Todas as cobranças configuradas para a assinatura já foram emitidas.\"\n  },\n  \"cols\": 2,\n  \"rows\": 4\n}\n[/block]","excerpt":"Você está em: *\"Assinaturas > Como funciona\"*","slug":"assinaturas-como-funcionam","type":"basic","title":"Como funciona"}

Como funciona

Você está em: *"Assinaturas > Como funciona"*

Uma assinatura é criada com status <code>new</code>. Assim que a forma de pagamento é definida, o status é alterado para <code>active</code>, ou seja, a assinatura encontra-se ativa, permanecendo assim durante todo o ciclo de geração de cobranças. Uma assinatura deixa de ser ativa apenas nas seguintes situações: - O pagador cancelou o serviço, clicando no link de cancelamento presente no e-mail de confirmação de assinatura. Assim, o status é alterado para <code>canceled</code>; - O vendedor cancelou o serviço, clicando no link de cancelamento presente em sua interface de recebimentos, ou por meio do *webservice* de cancelamento através do endpoint <code>/subscription/cancel</code> ou função <code>cancelSubscription</code> da SDK. Assim, o status é alterado para <code>canceled</code>; - Todas as cobranças já foram geradas. Assim, o status é alterado para <code>expired</code>, ou seja, a assinatura está expirada e todas as cobranças configuradas para a assinatura já foram emitidas. Para fazer o acompanhamento da assinatura, é preciso estar atento aos status das transações geradas. Quando não é possível confirmar o pagamento de uma transação, o status passa a ser <code>unpaid</code>, ou seja, não foi possível confirmar o pagamento da cobrança. Nessa situação, o vendedor deve tomar a atitude que achar pertinente, como por exemplo, interromper a oferta do serviço, cobrar esse pagamento de outra forma ou cancelar a assinatura. As duas formas de pagamento disponíveis são: <a href="https://docs.gerencianet.com.br/transacoes/metodos-de-pagamento/boleto" target="_blank">boleto</a> e <a href="https://docs.gerencianet.com.br/transacoes/metodos-de-pagamento/cartao" target="_blank">cartão</a>. Na primeira, o boleto é gerado conforme o número de repetições definido pelo plano, podendo também ser enviado para o e-mail do cliente final. Na segunda, a cobrança é debitada automaticamente do cartão do cliente, também de acordo com as repetições do plano. O assinante ou o vendedor podem cancelar a assinatura a qualquer momento. Quando isso ocorre, os dois são avisados via e-mail, com todos os detalhes do cancelamento. ## Tabela de status das assinaturas A seguir tabela contendo a relação de todos os possíveis status de uma assinatura: [block:parameters] { "data": { "h-0": "Status das Assinaturas", "h-1": "Descrição", "0-0": "new *(\"nova\")*", "1-0": "active *(\"ativa\")*", "2-0": "canceled *(\"cancelada\")*", "3-0": "expired *(\"expirada\")*", "0-1": "Assinatura criada, porém nenhuma cobrança foi paga.", "1-1": "Assinatura ativa. Todas as cobranças estão sendo geradas.", "2-1": "Assinatura foi cancelada pelo vendedor ou pelo pagador.", "3-1": "Assinatura expirada. Todas as cobranças configuradas para a assinatura já foram emitidas." }, "cols": 2, "rows": 4 } [/block]