{"metadata":{"image":[],"title":"","description":""},"api":{"url":"","auth":"required","settings":"","params":[],"results":{"codes":[]}},"next":{"description":"","pages":[]},"title":"Como funciona","type":"basic","slug":"assinaturas-como-funcionam","excerpt":"Saiba mais como funciona a Assinatura (Recorrência) na API Gerencianet","body":"Uma assinatura é criada com status <code>new</code>. Assim que a forma de pagamento é definida, o status é alterado para <code>active</code>, ou seja, a assinatura encontra-se ativa, permanecendo assim durante todo o ciclo de geração de cobranças.\n\nUma assinatura deixa de ser ativa apenas nas seguintes situações:\n\n- O pagador cancelou o serviço, clicando no link de cancelamento presente no e-mail de confirmação de assinatura. Assim, o status é alterado para <code>canceled</code>;\n\n- O vendedor cancelou o serviço, clicando no link de cancelamento presente em sua interface de recebimentos, ou por meio do *webservice* de cancelamento através do endpoint <code>/subscription/cancel</code> ou função <code>cancelSubscription</code> da SDK. Assim, o status é alterado para <code>canceled</code>;\n\n- Todas as cobranças já foram geradas. Assim, o status é alterado para <code>expired</code>, ou seja, a assinatura está expirada e todas as cobranças configuradas para a assinatura já foram emitidas.\n\nPara fazer o acompanhamento da assinatura, é preciso estar atento aos status das transações geradas. Quando não é possível confirmar o pagamento de uma transação, o status passa a ser <code>unpaid</code>, ou seja, não foi possível confirmar o pagamento da cobrança. Nessa situação, o vendedor deve tomar a atitude que achar pertinente, como por exemplo, interromper a oferta do serviço, cobrar esse pagamento de outra forma ou cancelar a assinatura.\n\nAs duas formas de pagamento disponíveis são: <a href=\"https://dev.gerencianet.com.br/docs/gerar-boleto-bancario\" target=\"_blank\">boleto</a> e <a href=\"https://dev.gerencianet.com.br/docs/pagamento-com-cartao\" target=\"_blank\">cartão</a>. Na primeira, o boleto é gerado conforme o número de repetições definido pelo plano, podendo também ser enviado para o e-mail do cliente final. Na segunda, a cobrança é debitada automaticamente do cartão do cliente, também de acordo com as repetições do plano.\n\nO assinante ou o vendedor podem cancelar a assinatura a qualquer momento. Quando isso ocorre, os dois são avisados via e-mail, com todos os detalhes do cancelamento.\n\n\n# Tabela de status das assinaturas\n\nCaso queira, acesse a [tabela completa](https://dev.gerencianet.com.br/docs/transacoes#section-tabela-de-status-das-assinaturas) com os possíveis status das assinaturas.","updates":[],"order":3,"isReference":false,"hidden":false,"sync_unique":"","link_url":"","link_external":false,"_id":"606f2ca7c5ba910078783465","project":"575aeffae12cf20e002f306c","user":"57601a13af3e090e00108059","__v":7,"category":{"sync":{"isSync":false,"url":""},"pages":[],"title":"Assinaturas (Recorrência)","slug":"assinaturas","order":11,"from_sync":false,"reference":false,"_id":"606f2ca6c5ba910078783435","__v":0,"project":"575aeffae12cf20e002f306c","createdAt":"2016-07-11T19:51:18.983Z","version":"606f2ca7c5ba9100787834c6"},"createdAt":"2016-07-12T17:16:40.717Z","parentDoc":null,"version":{"version":"1.1.0","version_clean":"1.1.0","codename":"2021","is_stable":true,"is_beta":false,"is_hidden":false,"is_deprecated":false,"categories":["606f2ca6c5ba91007878342b","575af039a083950e004487f7","575af5c7ba4ed70e000ca288","606f2ca6c5ba91007878342c","606f2ca6c5ba91007878342d","606f2ca6c5ba91007878342e","606f2ca6c5ba91007878342f","5761a63d207db7170022fc14","5761b9a2b65324200072d79e","576832939f0bf4190014ffdf","576832c09f0bf4190014ffe1","576832cba151c10e004316f0","576832d5bb15f40e00a288ec","576832e107b1f30e0039c645","606f2ca6c5ba910078783430","606f2ca6c5ba910078783431","5783f78c5cbce30e0074e2b7","606f2ca6c5ba910078783432","606f2ca6c5ba910078783433","606f2ca6c5ba910078783434","606f2ca6c5ba910078783435","606f2ca6c5ba910078783436","606f2ca6c5ba910078783437","578529f887c9280e0090394b","606f2ca6c5ba910078783438","606f2ca6c5ba910078783439","606f2ca6c5ba91007878343a","606f2ca6c5ba91007878343b","606f2ca6c5ba91007878343c","606f2ca6c5ba91007878343d","606f2ca6c5ba91007878343e","606f2ca6c5ba91007878343f","606f2ca6c5ba910078783440","606f2ca6c5ba910078783441","60d61f026ddc3901a32ee5f1","60ec37c637005f015e54174e","61473375119247002a9c14d7"],"_id":"606f2ca7c5ba9100787834c6","project":"575aeffae12cf20e002f306c","createdAt":"2016-06-10T16:51:06.080Z","releaseDate":"2016-06-10T16:51:06.080Z","__v":3,"forked_from":"575aeffae12cf20e002f306f"},"githubsync":""}

Como funciona

Saiba mais como funciona a Assinatura (Recorrência) na API Gerencianet

Uma assinatura é criada com status <code>new</code>. Assim que a forma de pagamento é definida, o status é alterado para <code>active</code>, ou seja, a assinatura encontra-se ativa, permanecendo assim durante todo o ciclo de geração de cobranças. Uma assinatura deixa de ser ativa apenas nas seguintes situações: - O pagador cancelou o serviço, clicando no link de cancelamento presente no e-mail de confirmação de assinatura. Assim, o status é alterado para <code>canceled</code>; - O vendedor cancelou o serviço, clicando no link de cancelamento presente em sua interface de recebimentos, ou por meio do *webservice* de cancelamento através do endpoint <code>/subscription/cancel</code> ou função <code>cancelSubscription</code> da SDK. Assim, o status é alterado para <code>canceled</code>; - Todas as cobranças já foram geradas. Assim, o status é alterado para <code>expired</code>, ou seja, a assinatura está expirada e todas as cobranças configuradas para a assinatura já foram emitidas. Para fazer o acompanhamento da assinatura, é preciso estar atento aos status das transações geradas. Quando não é possível confirmar o pagamento de uma transação, o status passa a ser <code>unpaid</code>, ou seja, não foi possível confirmar o pagamento da cobrança. Nessa situação, o vendedor deve tomar a atitude que achar pertinente, como por exemplo, interromper a oferta do serviço, cobrar esse pagamento de outra forma ou cancelar a assinatura. As duas formas de pagamento disponíveis são: <a href="https://dev.gerencianet.com.br/docs/gerar-boleto-bancario" target="_blank">boleto</a> e <a href="https://dev.gerencianet.com.br/docs/pagamento-com-cartao" target="_blank">cartão</a>. Na primeira, o boleto é gerado conforme o número de repetições definido pelo plano, podendo também ser enviado para o e-mail do cliente final. Na segunda, a cobrança é debitada automaticamente do cartão do cliente, também de acordo com as repetições do plano. O assinante ou o vendedor podem cancelar a assinatura a qualquer momento. Quando isso ocorre, os dois são avisados via e-mail, com todos os detalhes do cancelamento. # Tabela de status das assinaturas Caso queira, acesse a [tabela completa](https://dev.gerencianet.com.br/docs/transacoes#section-tabela-de-status-das-assinaturas) com os possíveis status das assinaturas.