{"_id":"5832fa51b32d820f0072e12d","user":"57601a13af3e090e00108059","category":{"_id":"5783f86292edb92200e6101c","__v":0,"project":"575aeffae12cf20e002f306c","version":"575aeffae12cf20e002f306f","sync":{"url":"","isSync":false},"reference":false,"createdAt":"2016-07-11T19:49:54.838Z","from_sync":false,"order":3,"slug":"pagar-com-boleto","title":"Pagar com Boleto"},"parentDoc":null,"project":"575aeffae12cf20e002f306c","version":{"_id":"575aeffae12cf20e002f306f","project":"575aeffae12cf20e002f306c","__v":31,"createdAt":"2016-06-10T16:51:06.080Z","releaseDate":"2016-06-10T16:51:06.080Z","categories":["575aeffae12cf20e002f3070","575af039a083950e004487f7","575af5c7ba4ed70e000ca288","57602fe5b82256240055c657","57602ff6c811102000cef302","576030909b1a9a220067ca40","57604518b82256240055c722","5761a63d207db7170022fc14","5761b9a2b65324200072d79e","576832939f0bf4190014ffdf","576832c09f0bf4190014ffe1","576832cba151c10e004316f0","576832d5bb15f40e00a288ec","576832e107b1f30e0039c645","577680bf3cee3a0e00a000bc","577ff3b1ff48990e000c6806","5783f78c5cbce30e0074e2b7","5783f86292edb92200e6101c","5783f86dbfbba719003f0d8b","5783f8755cbce30e0074e2b8","5783f8b65cbce30e0074e2b9","5783f8bf5cbce30e0074e2ba","5783f8d8ce802f0e0087d574","578529f887c9280e0090394b","57852aeb87c9280e0090394d","57866e72b2f4060e00fa39ca","57ab6d5c39c2fd1900191879","57f39451ab0ee12000bef915","582499a0d90fa027009b259e","58c29df1258e5a1900b60478","5a7c4127490e52002a7f643c"],"is_deprecated":false,"is_hidden":false,"is_beta":false,"is_stable":true,"codename":"2016","version_clean":"1.0.0","version":"1"},"__v":0,"updates":[],"next":{"pages":[],"description":""},"createdAt":"2016-11-21T13:44:49.796Z","link_external":false,"link_url":"","githubsync":"","sync_unique":"","hidden":true,"api":{"results":{"codes":[]},"settings":"","auth":"required","params":[],"url":""},"isReference":false,"order":5,"body":"Vá direto ao ponto ­- utilize o índice abaixo e veja diretamente o que você precisa:\n\n1. [Estou me deparando com a mensagem de *\"Unauthorized\"* (sem autorização), por que?](https://dev.gerencianet.com.br/docs/pagar-boleto-problemas-frequentes#section-1-estou-me-deparando-com-a-mensagem-de-unauthorized-sem-autoriza-o-por-que-)\n\n2. [Instalei a SDK em um servidor Windows, e estou recebendo a mensagem \"curl error 60\" ou \"curl error 77\", o que fazer?](https://dev.gerencianet.com.br/docs/pagar-boleto-problemas-frequentes#section-2-instalei-a-sdk-em-um-servidor-windows-e-estou-recebendo-a-mensagem-curl-error-60-ou-curl-error-77-o-que-fazer-)\n\n3. [Após emitir algumas cobranças, está retornando a mensagem de *\"Limite de emissões diárias excedido\"*, porque e como resolver?](https://dev.gerencianet.com.br/docs/pagar-boleto-problemas-frequentes#section-3-ap-s-emitir-algumas-cobran-as-est-retornando-a-mensagem-de-limite-de-emiss-es-di-rias-excedido-porque-e-como-resolver-)\n\n4. [Como insiro multa e juros por dia no boleto caso meu cliente pague após o vencimento?](https://dev.gerencianet.com.br/docs/pagar-boleto-problemas-frequentes#section-4-como-insiro-multa-e-juros-por-dia-no-boleto-caso-meu-cliente-pague-ap-s-o-vencimento-)\n\n5. [Agora que não há mais o atributo \"instructions\", como escrevo uma mensagem no boleto para meu cliente?](https://dev.gerencianet.com.br/docs/pagar-boleto-problemas-frequentes#section-5-agora-que-n-o-h-mais-o-atributo-instructions-como-escrevo-uma-mensagem-no-boleto-para-meu-cliente-)\n\n6. [Gerei um boleto pela API e preciso cancelá-lo, como faço?](https://dev.gerencianet.com.br/docs/pagar-boleto-problemas-frequentes#section-6-gerei-um-boleto-pela-api-e-preciso-cancel-lo-como-fa-o-)\n\n7. [No caso do boleto, quais os atributos que a API considera como obrigatórios e opcionais?](https://dev.gerencianet.com.br/docs/pagar-boleto-problemas-frequentes#section-7-no-caso-do-boleto-quais-os-atributos-que-a-api-considera-como-obrigat-rios-e-opcionais-)\n\n\n<br>\n## 1) <a href=\"https://gerencianet.com.br/artigo/estou-deparando-com-mensagem-de-unauthorized-sem-autorizacao-por-que/\" target=\"_blank\">Estou me deparando com a mensagem de *\"Unauthorized\"* (sem autorização), por que?</a>\n\n<br>\n\n## 2) Instalei a SDK em um servidor Windows, e estou recebendo a mensagem \"curl error 60\" ou \"curl error 77\", o que fazer?\n\n### curl error 60\n\nEste erro está relacionado ao curl configurado em seu servidor (ou computador) estar exigindo um certificado (https/ssl) local. Geralmente ocorre em servidores Windows ou plataforma Wamp Server, por exemplo. Para resolver, veja [neste link](https://dev.gerencianet.com.br/docs/instalacao-sdk-php#section-5-1-curl-error-60) instruções detalhadas.\n\n### curl error 77\n\nEsse erro está associado ao caminho do certificado que está definido de forma incorreta no \"php.ini\". Para resolver, veja [neste link](https://dev.gerencianet.com.br/docs/instalacao-sdk-php#section-5-2-curl-error-77) instruções detalhadas.\n\n<br>\n\n## 3) <a href=\"https://gerencianet.com.br/artigo/apos-emitir-algumas-cobrancas-esta-retornando-limite-de-emissoes-diarias-excedido-como-resolver/\" target=\"_blank\">Após emitir algumas cobranças, está retornando a mensagem de *\"Limite de emissões diárias excedido\"*, porque e como resolver?</a>\n\n<br>\n## 4) <a href=\"https://gerencianet.com.br/artigo/como-insiro-multa-e-juros-por-dia-no-boleto-caso-meu-cliente-pague-apos-o-vencimento/\" target=\"_blank\">Como insiro multa e juros por dia no  boleto caso meu cliente pague após o vencimento?</a>\n\n<br>\n## 5) Agora que não há mais o atributo \"instructions\", como escrevo uma mensagem no boleto para meu cliente?\n\nA API oferece o atributo <code>message</code>, que permite incluir no boleto uma observação para o cliente, em no máximo 80 caracteres. Essa mensagem (ou observação) poderá ser vista nos e-mails relacionados à cobrança, boleto ou carnê, tanto no formato HTML quanto no PDF.\n\nConheça mais detalhes sobre como usar através da tabela contida <a href=\"https://dev.gerencianet.com.br/docs/gerar-boleto#section-b-atributos-que-podem-ser-usados-para-pagar-com-boleto-banc-rio-\" target=\"_blank\" title=\"Link Interno\">neste link</a> de nossa documentação.\nOu se preferir, <a href=\"https://dev.gerencianet.com.br/docs/playground-transacoes#charge_id_pay\" target=\"_blank\" title=\"Link Interno\">pode testar</a> em ambiente de testes (aba *\"dados de entrada - boleto\"*).\n\nVeja um <a href=\"https://visualizacaosandbox.gerencianet.com.br/emissao/93084_425_NEMXI0/A4XB-93084-99788-DOENA5\" target=\"_blank\" title=\"Link Externo\">exemplo de boleto gerado</a>\n*Obs: a linha digitável deste boleto está \"zerado\" por ter sido gerado em ambiente de testes/sandbox.*\n\n<br>\n## 6) Gerei um boleto pela API e preciso cancelá-lo, como faço?\n\nPrimeiramente, é importante frisar que uma transação pode ser cancelada apenas se ela possuir o status <code>new</code> (novo) ou <code>waiting</code> (aguardando).\n\nSe você utiliza nosso módulo oficial para o WHMCS, é possível cancelar uma cobrança dentro do próprio WHMCS, assim, sempre que uma fatura for cancelada no WHMCS, ela é automaticamente cancelada na Gerencianet. Conheça mais detalhes <a href=\"https://dev.gerencianet.com.br/docs/whmcs#section-4-como-cancelar-uma-cobran-a\" target=\"_blank\" title=\"Link Interno\">neste link</a> de nossa documentação.\n\nCaso você utilize nossa API integrada em seu sistema ou algum outro módulo que oferecemos, você deve enviar uma requisição <code>PUT</code> para a rota <code>/charge/:id/cancel</code>, onde <code>:id</code> é o <code>charge_id</code> da transação desejada. Em nossa documentação disponibilizamos um <a href=\"https://dev.gerencianet.com.br/docs/cancelar-transacoes\" target=\"_blank\" title=\"Link Interno\">código pronto</a>, basta você fazer pequenas alterações no código, como informar seu par de chaves \"Client\" e o caminho da SDK, além de informar o número da transação na qual deseja cancelar e, por fim, subir o arquivo para seu servidor e executá-lo. Um retorno \"200\" indica o sucesso na operação.\n\nEm ambiente de desenvolvimento (Playground), o processo de cancelamento de transações equivale ao endpoint <code>PUT /charge/:id/cancel</code> - ou seja, basta acessá-lo e informar o número da transação que deseja cancelar.\n\nEm breve lançaremos em nosso próprio painel uma maneira \"visual\" para cancelar cobranças geradas em ambiente de produção, sem precisar mexer com códigos. Fique por dentro das novidades através do <a href=\"https://dev.gerencianet.com.br/docs/changelog\" target=\"_blank\" title=\"Link Interno\">changelog</a>.\n\n\n<br>\n## 7) <a href=\"https://gerencianet.com.br/artigo/no-caso-boleto-quais-os-atributos-que-api-considera-como-obrigatorios-e-opcionais/\" target=\"_blank\">No caso do boleto, quais os atributos que a API considera como obrigatórios e opcionais?</a>","excerpt":"Você está em: *\"Pagar com Boleto > Problemas Mais Frequentes\"*","slug":"pagar-boleto-problemas-frequentes","type":"basic","title":"Problemas Mais Frequentes"}

Problemas Mais Frequentes

Você está em: *"Pagar com Boleto > Problemas Mais Frequentes"*

Vá direto ao ponto ­- utilize o índice abaixo e veja diretamente o que você precisa: 1. [Estou me deparando com a mensagem de *"Unauthorized"* (sem autorização), por que?](https://dev.gerencianet.com.br/docs/pagar-boleto-problemas-frequentes#section-1-estou-me-deparando-com-a-mensagem-de-unauthorized-sem-autoriza-o-por-que-) 2. [Instalei a SDK em um servidor Windows, e estou recebendo a mensagem "curl error 60" ou "curl error 77", o que fazer?](https://dev.gerencianet.com.br/docs/pagar-boleto-problemas-frequentes#section-2-instalei-a-sdk-em-um-servidor-windows-e-estou-recebendo-a-mensagem-curl-error-60-ou-curl-error-77-o-que-fazer-) 3. [Após emitir algumas cobranças, está retornando a mensagem de *"Limite de emissões diárias excedido"*, porque e como resolver?](https://dev.gerencianet.com.br/docs/pagar-boleto-problemas-frequentes#section-3-ap-s-emitir-algumas-cobran-as-est-retornando-a-mensagem-de-limite-de-emiss-es-di-rias-excedido-porque-e-como-resolver-) 4. [Como insiro multa e juros por dia no boleto caso meu cliente pague após o vencimento?](https://dev.gerencianet.com.br/docs/pagar-boleto-problemas-frequentes#section-4-como-insiro-multa-e-juros-por-dia-no-boleto-caso-meu-cliente-pague-ap-s-o-vencimento-) 5. [Agora que não há mais o atributo "instructions", como escrevo uma mensagem no boleto para meu cliente?](https://dev.gerencianet.com.br/docs/pagar-boleto-problemas-frequentes#section-5-agora-que-n-o-h-mais-o-atributo-instructions-como-escrevo-uma-mensagem-no-boleto-para-meu-cliente-) 6. [Gerei um boleto pela API e preciso cancelá-lo, como faço?](https://dev.gerencianet.com.br/docs/pagar-boleto-problemas-frequentes#section-6-gerei-um-boleto-pela-api-e-preciso-cancel-lo-como-fa-o-) 7. [No caso do boleto, quais os atributos que a API considera como obrigatórios e opcionais?](https://dev.gerencianet.com.br/docs/pagar-boleto-problemas-frequentes#section-7-no-caso-do-boleto-quais-os-atributos-que-a-api-considera-como-obrigat-rios-e-opcionais-) <br> ## 1) <a href="https://gerencianet.com.br/artigo/estou-deparando-com-mensagem-de-unauthorized-sem-autorizacao-por-que/" target="_blank">Estou me deparando com a mensagem de *"Unauthorized"* (sem autorização), por que?</a> <br> ## 2) Instalei a SDK em um servidor Windows, e estou recebendo a mensagem "curl error 60" ou "curl error 77", o que fazer? ### curl error 60 Este erro está relacionado ao curl configurado em seu servidor (ou computador) estar exigindo um certificado (https/ssl) local. Geralmente ocorre em servidores Windows ou plataforma Wamp Server, por exemplo. Para resolver, veja [neste link](https://dev.gerencianet.com.br/docs/instalacao-sdk-php#section-5-1-curl-error-60) instruções detalhadas. ### curl error 77 Esse erro está associado ao caminho do certificado que está definido de forma incorreta no "php.ini". Para resolver, veja [neste link](https://dev.gerencianet.com.br/docs/instalacao-sdk-php#section-5-2-curl-error-77) instruções detalhadas. <br> ## 3) <a href="https://gerencianet.com.br/artigo/apos-emitir-algumas-cobrancas-esta-retornando-limite-de-emissoes-diarias-excedido-como-resolver/" target="_blank">Após emitir algumas cobranças, está retornando a mensagem de *"Limite de emissões diárias excedido"*, porque e como resolver?</a> <br> ## 4) <a href="https://gerencianet.com.br/artigo/como-insiro-multa-e-juros-por-dia-no-boleto-caso-meu-cliente-pague-apos-o-vencimento/" target="_blank">Como insiro multa e juros por dia no boleto caso meu cliente pague após o vencimento?</a> <br> ## 5) Agora que não há mais o atributo "instructions", como escrevo uma mensagem no boleto para meu cliente? A API oferece o atributo <code>message</code>, que permite incluir no boleto uma observação para o cliente, em no máximo 80 caracteres. Essa mensagem (ou observação) poderá ser vista nos e-mails relacionados à cobrança, boleto ou carnê, tanto no formato HTML quanto no PDF. Conheça mais detalhes sobre como usar através da tabela contida <a href="https://dev.gerencianet.com.br/docs/gerar-boleto#section-b-atributos-que-podem-ser-usados-para-pagar-com-boleto-banc-rio-" target="_blank" title="Link Interno">neste link</a> de nossa documentação. Ou se preferir, <a href="https://dev.gerencianet.com.br/docs/playground-transacoes#charge_id_pay" target="_blank" title="Link Interno">pode testar</a> em ambiente de testes (aba *"dados de entrada - boleto"*). Veja um <a href="https://visualizacaosandbox.gerencianet.com.br/emissao/93084_425_NEMXI0/A4XB-93084-99788-DOENA5" target="_blank" title="Link Externo">exemplo de boleto gerado</a> *Obs: a linha digitável deste boleto está "zerado" por ter sido gerado em ambiente de testes/sandbox.* <br> ## 6) Gerei um boleto pela API e preciso cancelá-lo, como faço? Primeiramente, é importante frisar que uma transação pode ser cancelada apenas se ela possuir o status <code>new</code> (novo) ou <code>waiting</code> (aguardando). Se você utiliza nosso módulo oficial para o WHMCS, é possível cancelar uma cobrança dentro do próprio WHMCS, assim, sempre que uma fatura for cancelada no WHMCS, ela é automaticamente cancelada na Gerencianet. Conheça mais detalhes <a href="https://dev.gerencianet.com.br/docs/whmcs#section-4-como-cancelar-uma-cobran-a" target="_blank" title="Link Interno">neste link</a> de nossa documentação. Caso você utilize nossa API integrada em seu sistema ou algum outro módulo que oferecemos, você deve enviar uma requisição <code>PUT</code> para a rota <code>/charge/:id/cancel</code>, onde <code>:id</code> é o <code>charge_id</code> da transação desejada. Em nossa documentação disponibilizamos um <a href="https://dev.gerencianet.com.br/docs/cancelar-transacoes" target="_blank" title="Link Interno">código pronto</a>, basta você fazer pequenas alterações no código, como informar seu par de chaves "Client" e o caminho da SDK, além de informar o número da transação na qual deseja cancelar e, por fim, subir o arquivo para seu servidor e executá-lo. Um retorno "200" indica o sucesso na operação. Em ambiente de desenvolvimento (Playground), o processo de cancelamento de transações equivale ao endpoint <code>PUT /charge/:id/cancel</code> - ou seja, basta acessá-lo e informar o número da transação que deseja cancelar. Em breve lançaremos em nosso próprio painel uma maneira "visual" para cancelar cobranças geradas em ambiente de produção, sem precisar mexer com códigos. Fique por dentro das novidades através do <a href="https://dev.gerencianet.com.br/docs/changelog" target="_blank" title="Link Interno">changelog</a>. <br> ## 7) <a href="https://gerencianet.com.br/artigo/no-caso-boleto-quais-os-atributos-que-api-considera-como-obrigatorios-e-opcionais/" target="_blank">No caso do boleto, quais os atributos que a API considera como obrigatórios e opcionais?</a>